sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Uma vida consagrada a Cristo






GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ!



Uma vida consagrada a Cristo


Texto Base: 2º Timóteo 1 – v. 1 a 18

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo, a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor! Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia. Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre entre os gentios. É este o motivo por que estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não. Sei em quem tenho crido, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar meu depósito até aquele dia. [trechos]


O livro de 2º Timóteo nos traz uma belíssima narrativa da última carta de Paulo, endereçada a seu amigo e irmão Timóteo (segundo estudos, Paulo provavelmente foi decapitado).
O texto nos exorta e fala sobre diversos assuntos pertinentes até os dias de hoje para a Igreja do Senhor Jesus.

- sofrimento e provação
- paciência
- apresentar-se como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar.
- Prevenção a respeito da situação espiritual dos últimos tempos.
- Aperfeiçoamento através do ensino da palavra.


Algo que me chamou a atenção a uma meditação inicial, foi a carta que Paulo escreveu para o seu irmão Timóteo logo nos primeiros versículos do livro, uma profunda demonstração de amizade e amor fraternal. Cabe lembrar-mos que Paulo estava encerrado numa prisão, mas mesmo assim não se esquece de demonstrar o amor de Cristo para com o próximo.


Pontos importantes da carta de Paulo para a nossa vida:

1º - Paulo começa sua carta desejando a GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ da parte de Deus.
Amados irmãos, como são importantes estas palavras, esquecidas muitas vezes nos dias atuais, a graça do Senhor Jesus (porque é imerecida), a misericórdia (porque todos somos falhos) e a paz (que excede todo o entendimento). Porque não conseguimos desejar muitas vezes isto ao próximo?

2º - ORAÇÃO – Paulo dirige uma oração de dia e de noite pelo seu amigo Timóteo.
Quantos de nós poderíamos ser perfeitos intercessores de tantas pessoas e com isso mudarmos vidas e transformarmos situações apenas com o poder da oração?

3º - MOTIVAÇÃO - Paulo motiva o seu amigo relembrando-o de sua fé não fingida.

VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER UMA CARTA COMO ESTÁ, NÃO É MESMO? Palavras de vida, oração dirigida as nossas causas, motivação da nossa fé e outros elementos de extrema importância no momento da aflição.







Seguindo o exemplo de Paulo, podemos dar seis exemplos do verdadeiro homem e mulher com uma vida consagrada ao Senhor:

1º exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor exorta e motiva as pessoas a despertarem o dom de Deus que existe nelas (v.6). VOCÊ TEM DESPERTADO AS PESSOAS PARA AS COISAS DO SENHOR?



2º exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor não é covarde (tímido), mas tem um espírito de poder, amor e moderação. (v.7)

3º exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor participa das aflições do evangelho (v.8). Amados irmãos tem pessoas que só querem o lado bom e gostoso das coisas (as bênçãos), mas não querem pagar o preço e passar pelas dores do processo.

4º exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor serve a Cristo mesmo tendo sofrimento no meio do caminho. (v.12). Nós mexemos com o inferno, tiramos vidas das trevas e colocamos na luz; é certo amados que o inimigo tentará de todas as formas colocar sofrimentos no meio da caminhada, mas somos de Cristo Jesus.

5° exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor tem certeza absoluta quando declara: EU SEI EM QUEM EU TENHO CRIDO E ELE É PODEROSO (v.12). Sim Jesus Cristo é poderoso para nos guardar de todo o mal, você tem que ter está certeza sempre no seu coração.



6º exemplo: O verdadeiro servo consagrado ao Senhor conserva tua boca como modelo de Deus nesta terra (V.13). Amados nossa boca ainda é a melhor ferramenta de evangelismo e amor de Deus para com o próximo, por isso, não podemos perder a essência de nossas palavras. ELAS DEVEM ADORAR A DEUS EM TODO O MOMENTO.

Deus lhe abençoe e guarde sempre.