quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Livro de Ageu e as Colunas de Deus



O Livro de Ageu e as Colunas de Deus



Ageu 1:6

Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para metê-lo num saco furado.
Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos.

Autor:

Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós exílicos. Sua principal missão foi a reconstrução do templo, que estava há muito tempo parado por causa do desinteresse do povo.

O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos e em todos os tempos.

1º - problema - O DESINTERESSE (1. 1-15), para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são INFRUTÍFEROS (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para suas próprias casas (1.7-9). Seus esforços para construírem seus próprios reinos (casas), nunca produziriam resultados (1:6), e Deus estava disposto a renovar sua aliança caso eles entregassem a ELE tudo o que eles tinham (1.8).

2º - problema – O DESENCORAJAMENTO (2.1-9) o profeta leva uma mensagem destinada a tratar definitivamente o desencorajamento do povo, baseado em uma ação imediata e urgente e outra a longo prazo. Por hora, o povo deveria esforçar-se e trabalhar (2.4), pois mais tarde teriam o privilégio de desfrutar da glória da segunda casa (promessa de Deus), que encheria aquele templo e seria maior do que a primeira.

3º problema – A INSATISFAÇÃO (2.10-23), no momento que o povo voltou a trabalhar, já esperavam uma inversão imediata de todos os anos que ficarão parados (inativos), e a explicação vêm de uma forma óbvia: não esperem que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. O povo precisava entender que as bênçãos não podem ser ganhas como pagamento, mas como dádivas graciosas de um Deus doador.



Conclusão

A palavra de Deus tem o poder de manter a “chama” de nossos corações acesas.
Creio que o Senhor trará um avivamento para o seu povo, mas não de “poder e unção”, mas sim um despertar para as coisas que realmente provém do alto, que são eternas - um chamado para sermos colunas de Deus assim como Ageu foi na sua época.
Hoje você precisa refletir: Quanto do seu tempo e capacidade você dispensa com o Senhor? Quantas vezes você lembra do Senhor no seu dia comum de trabalho? Você se esforça para que os seus amados (as) venham a conhecer o Senhor? Se você não tem a resposta para pelo menos 2 destas perguntas, você precisa voltar atrás e considerar vosso caminho. Porque a obra de Deus não pode mais ficar parada esperando sua decisão. Medite nisto.



Nenhum comentário: