quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lutando com Deus ou comigo mesmo?






Jacó segurou o anjo, segurou o anjo...


GENESIS 32:26

“Então o homem disse: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Porém Jacó respondeu: Não te deixarei ir se não me abençoares”.

Título: Lutando com Deus ou comigo mesmo?


Introdução: Quantas pessoas desistem da luta facilmente? Ou quantas pessoas desistem de lutar pela benção tão sonhada?
Jacó sai de uma vida de enganos e intrigas para uma vida de experiências com Deus.

Retrospectiva de Jacó:

- Lutava desde o ventre com seu irmão.



- Toma a benção da primogenitura do irmão, vendendo-o um prato de lentilhas.

- Enganou o próprio pai, conquistando assim a benção sobre sua vida.

- Jacó foge do irmão Esaú, pois após enganá-lo é jurado de morte.



Jacó longe de casa tem um sonho de Deus.

- Quando o Senhor tem algo conosco, uma promessa, uma trajetória, um propósito, ELE cumpre fielmente seus desígnios e resgata o homem do lamaçal do pecado. ( isso foi promessa desde o ventre de Rebeca, que duas nações, nasceriam uma mais forte que a outra).

A descrição do sonho:

Gênesis 28:11

11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.



A mudança de Jacó:[ Porque quando Deus chega tudo muda].


20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;
22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.



- Trabalha 14 anos para ter a mulher que desejava, e aí mostra que quando plantamos colhemos sempre.

- casa com Lia e depois com Raquel e tem muitos filhos.

- Jacó foge novamente de Labão seu sogro ( 2x em sua história fugindo).




Jacó insiste em buscar sua benção e tem novo encontro com Deus:


“Então o homem disse: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Porém Jacó respondeu: Não te deixarei ir se não me abençoares”.


Jacó dependia da aprovação do Senhor para conquistar aquilo que havia perdido: sua família.
Jacó entende que precisa voltar para sua terra e resolver as pendências que ficaram para trás com Esaú. Chega uma hora na vida de uma pessoa que ela precisa olhar para trás e sair consertando tudo àquilo que ficou na brecha, quebrado.

A palavra de Deus se cumprindo [reencontro com o irmão]:

Gênesis 33: 3 a 5

3 E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
4 Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.
5 Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.



Amado, lute o quanto for necessário para que Deus possa mudar sua história, construir um novo elo entre você e sua família, lute sem cessar, não desista. NUNCA PARE DE LUTAR.








Nenhum comentário: