domingo, 31 de maio de 2009

Da Janela



Título: Não seja apenas um curioso - um ouvinte na janela - faça parte da festa.

Texto bíblico: 2º Samuel 6: 14 a 23

14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.


16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
17 E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.
18 E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.
19 E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,
20 E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.

21Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.
22 E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23 E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.


Casos na Bíblia relacionados a janela.


- Noé soltou um corvo pela janela da arca para colher informações sobre as águas.

- Foi por uma janela que Raabe fez descer os espias livrando-os de seus perseguidores.

- Foi por uma janela que Davi escapou da morte perseguido por Saul. (Mical o livrou).

- Jezabel foi jogada de uma janela para ser morta devorada por cães.

- Foi numa janela que Eliseu segurou as mãos do rei Jeoás, para que ele lançasse flechas, profetizando vitória.

Ah, não poderia me esquecer do caso de Êutico, aquele jovem que estava sentando em uma janela, e que, enquanto ouvia Paulo pregar cochilou, despencou e morreu. Graças ao poder e propósito divino, foi ressuscitado (At. 20.7,12).

Você deve estar se perguntando: para quê tanta janela? Ou talvez onde eu queira chegar. Os exemplos bíblicos que relatei apresentaram a janela como participante de momentos de alegria e tristeza, vida e morte, restauração e punição, esperança e condenação.

A janela é um limite entre dois espaços, entre dois ambientes, entre dois mundos: o que está dentro e o que está fora! O interno e o externo! Quem está na janela pode estar olhando para dentro ou para fora! Olhando para vida com Deus e para a vida sem Deus. Olhar para fora pode significar olhar para o que o mundo oferece: suas atrações, seus prazeres e ser envolvido com o que leva à morte, à tristeza, à condenação! Olhar para dentro pode simbolizar o cuidado e atenção para aquilo que realmente faz sentido na vida: andar com Deus! Obedecendo, servindo, amando...


Mical, quando olhou para janela de dentro do seu coração não achou nada, era uma mulher marcada pelas coisas do passado, era oca.
Seu pai havia dado ela em casamento para Davi apenas para achar oportunidade de matá-lo e não pelo amor que ela sentia por ele. Tanto que o dote foi de 100 prepúcios de filisteus mortos por Davi em guerra.
Não tinha grandes experiências para contar, não tinha aparentemente amiga, não tinha afazeres maiores do que se pensar. Então...

Ela olhava para a janela exterior, para a vida dos outros, para celebração dos outros, para o que o mundo oferecia de melhor, e isto certamente gerava frustração, tristeza, angústia. E este momento todo veio à tona com Davi.

Quem olha apenas para janela exterior está fadado à:

- Não enxergar Deus na vida dos outros agindo poderosamente. Davi estava diante da arca do Senhor, festejando a vitória que veio do Senhor e Mical não enxergou.

- Mical se enfureceu com a alegria dos outros. Com a dança dos outros.

- Mical deixou a inveja entrar no seu coração. Porque todo mundo celebrava inclusive seu marido e ela não. Desprezou Davi em seu coração.

- Quem não tem Deus não acha graça e alegria em nada ou se tem é momentâneo.
A Bíblia diz que Mical tinha outros deuses. Como podia Davi não ter visto isso em sua própria casa? Porque Mical escondia, porque ela tinha uma falsa aparência.

- Mical tornou-se uma pessoa bocuda, sem papas na língua. Falava o que vinha a boca e pronto.

Está é a experiência de quem só quer ficar observando da janela as coisas do Senhor, quem quer ficar apenas comendo das bordas da palavra, quem quer ser apenas expectador e não ator de uma grande história.

Só que aquele que é de Deus age diferente:

- Davi celebrou mesmo que circunstâncias ao redor pudessem falar ao contrário.
- Davi não se calou diante da amargura de sua mulher, nem se entristeceu - ele simplesmente continuou exaltando o Senhor.
- Davi sabia o tamanho do seu Deus e conhecia seu povo.

Agora com tudo isso, você ainda vai ficar olhando pela janela, ou vai se alegrar em Cristo?



A Paz de nosso Deus seja com todos!

Nenhum comentário: