segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ser normal e, ainda assim, um milagre na mão de nosso Deus





Título: Da euforia de uma vitória, ao abatimento de uma ameaça. Afinal somos todos normais!


1 Reis 19: 1 a 15


1 E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
15 E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

Conhecendo um servo de Deus sujeito as mesmas paixões que todos nós:


• A história do profeta Elias é cheia de milagres, sinais e maravilhas. Ele foi um grande homem de Deus cheio de fé, coragem e ousadia.

• Mas esse mesmo homem de Deus teve os seus medos e temores, teve também o seu dia mau, teve o seu dia de entrar numa caverna e pedir a morte.

• Ele saiu do monte Carmelo, dos belíssimos vinhedos de Deus, para uma caverna sem luz, sem ventilação e sem beleza alguma.

• Em nossa vida, temos os dias de “Carmelo”, mas também enfrentamos os dias de “Caverna”. E para os dias de “Caverna”, precisamos do Senhor!







Verdades básicas:


- Deve ser extremamente penoso e triste quando uma pessoa tenta manter a aparência o tempo todo de que tudo está 100% bem, quando na realidade tudo vai de mal a pior. Ex: principalmente quando você é enganado por grupos religiosos que pregam poder e vitória o tempo todo, como se fosse pecado ser normal, ao invés de super herói.

- Existem dias que há motivos para se alegrar, celebrar, mas existem dias de choro e medo também. Afinal somos normais, de carne e osso.

- Elias é nosso melhor exemplo disso, sabe porquê?

Porque no cap. 18 Elias vem de uma grande benção e vitória sobre os profetas de Baal, o Senhor desceu com fogo sobre o holocausto e consumiu todo o altar que Elias havia erguido. Uma benção total!

Mas amados, devemos ter sempre em mente que quando temos a vitória o inimigo vem com fúria sobre nós, e Jezabel enfurecida com o ocorrido, jura de morte o profeta, com toda a sua força e raiva e o cap19:3 diz que: Elias teve medo e correu para salvar sua vida.

Como pode isso? Isso prova amados que somos normais e o Senhor quer nos mostrar que mesmo em nosso abatimento momentâneo Ele se importa conosco.

Falácias – Crente que é Crente não se abate!
Crente que tem fogo na canela, nada vem contra!


I – SAIMOS DA CAVERNA QUANDO DESCOBRIMOS QUEM SOMOS
Elias, um grande profeta de Deus, ao ser ameaçado por Jezabel, esposa do rei Acabe, é tomado pelo medo e foge, esquecendo-se completamente de quem ele era. E nessa sua fuga, entra numa caverna e pede a morte (I Reis 19:1-4 e 9). Ele só conseguiu sair da caverna quando Deus o lembrou quem ele era e lhe entregou a missão de ungir um rei e um profeta.
Se você se encontra numa situação difícil, onde você não vê uma saída, se você se sente triste, abatido ou mesmo derrotado, se você está vivendo numa “caverna”, eu quero que você saiba que você é obra das mãos de Deus, você é um projeto de Deus, você foi criado a imagem e semelhança de Deus e foi feito para vencer (Salmo 8)! Deixe Jesus conduzir a sua vida e tirá-lo dessa caverna. Clame por Jesus e Ele te ouvirá e te salvará (Rm 10:13)!

II - SAIMOS DA CAVERNA QUANDO TEMOS UM PROPÓSITO DE VIDA
O profeta Elias, ao concluir com grande êxito a sua mais recente missão, achou-se sem um novo propósito para a sua vida e acabou por entrar numa caverna e lá pediu a morte. Temos visto com preocupação o aumento do número de casos de depressão, geralmente como resultado de uma vida sem propósito. E muitos psicólogos tem recomendado para essas pessoas que ocupem o seu tempo, a sua vida, com algo útil, que busquem prestar serviço voluntário na sua comunidade, que dêem um novo sentido a sua vida.
O homem não foi feito para viver sem propósito, nem foi feito para viver numa “caverna” esperando a morte chegar. Deus tem um plano para cada pessoa e cabe ao homem deixar que Deus execute esse plano na sua vida. E tudo começa quando o homem entrega a sua vida a Jesus. Você já entregou a sua vida a Jesus? Deseja fazer isso agora?

III - SAIMOS DA CAVERNA QUANDO OUVIMOS A VOZ DE DEUS
Elias deixou a caverna quando ouviu a voz de Deus. E essa voz não veio no meio de um “grande e forte vento”, não veio num “terremoto”, nem no meio de um “fogo”, mas num “cicio tranqüilo e suave”. Assim e a voz do Senhor nosso Deus, uma voz doce e meiga que em amor nos convida para entregarmos a Ele todo o nosso pesado fardo (Mt 11:28-30).


Hoje Deus quer te tirar da “caverna” de sofrimento, da tristeza, angustia, medo, derrota; mas, para isso, você precisa convidá-Lo para entrar na sua vida, no seu coração – não se entregue, segura na mão de Deus e vai!












A Paz seja com todos.







Cursos Gratuitos Profissionalizantes - busque o seu aqui

Clique aqui e veja como realizar cursos gratuitos em instituições pertinho de sua casa:


http://vitalidade1.blogspot.com






Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. JS: 1.9





terça-feira, 25 de agosto de 2009

Porção Dobrada






Senhor me dê porção dobrada!


9: Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.








Introdução:

Num primeiro momento analisando a resposta dada por Eliseu ao seu mestre Elias, podemos deduzir, aparentemente:

- que servo desprovido de humildade.
- que servo metidinho e arrogante.
- que petulante, querendo ser mais que seu mestre.
- quem ele pensa que é pedindo isso.

Muitas pessoas vivem suas vidas abaixo da média, ou na linha da média, algumas razões para isto:

- Porque se sentem impotentes para conquistar
- Se sentem inferiores aos outros
- Ou alguém, durante suas vidas, lhes disse que não dariam em nada e isso marcou negativamente.

Poucos conseguem romper as barreiras e ir além da linha pré determinada pelos homens. E o CRISTÃO precisa saber que ele pode ser sim, acima da média, principalmente na vida espiritual.

Vendo a vida de Elias e de seu sucessor Eliseu, vemos semelhanças profundas nas ações e nos milagres realizados. O que prova que Eliseu não quis ser mais que ninguém, apenas fazer o seu melhor - continuando a obra que Deus entregara a seu mestre.

Vejo pais dizendo: Meus filhos são assim, porque está é a realidade, meu pai também foi assim.

Este discurso precisa ser revisto.

Você precisa ser O MELHOR PAI que seu filho espera.

Como foi o ministério de Eliseu?

- Eliseu também golpeou o rio Jordão e abriu as águas
- Aumentou o azeite da viúva
- Pronunciou sentenças a reis e poderosos.


+ ELE QUERIA OFERECER MAIS AINDA.










Porque ele merecia a porção dobrada?

1. Porque era um santo homem de Deus. 4:9

“E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus”.


John Wesley disse: “Dê-me cem pregadores que nada temem senão ao pecado e não desejem senão Deus, e não me importo que sejam leigos, tais homens sozinhos abalarão o inferno”.

2. Porque tinha o poder em suas palavras. 4:16-17

16 E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.
17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera.

3. Porque era sensível a dor do próximo. 4:26-27

Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou- se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou.

4. Porque era dependente de Deus. V.33

33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR.

Precisamos aprender a depender mais de Deus, fazer mais por Deus e pelas pessoas. Precisamos deixar marcas maiores do que aqueles que admiramos.

Em João 14.12 está escrito: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.



Creia e faça a diferença!







A Paz seja com todos.